Endodontia

O que é?

Especialidade da Odontologia que trata da prevenção, etiologia, diagnóstico e terapêutica (cura) das doenças que afetam a polpa dental (o nervo) e a raiz dentária, bem como o tecido periapical. O tratamento endodôntico é popularmente conhecido como “tratamento de canal”.

A polpa dental é o tecido mole localizado no interior da cavidade do dente. Em caso de alterações por cárie, fraturas dentárias, traumatismo dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias, o tratamento endodôntico está indicado, visando a manutenção do dente, e a saúde dos tecidos periapicais. O tratamento consiste na remoção da polpa (que pode estar viva, sadia, inflamada, infeccionada ou necrosada/morta), na desinfecção e modelagem do canal, e obturação (preenchimento) do espaço antes ocupado pela polpa.

Após o tratamento endodôntico concluído, é importante realizar de imediato (o mais breve possível) a restauração definitiva ou prótese do dente, visando a manutenção da assepsia endodôntica (evitar contaminação), e assim favorecer o prognóstico. É muito importante se ter o controle radiográfico (acompanhamento) para avaliar o sucesso do tratamento.

Sobre nós

Nosso corpo clínico é composto por renomados mestres e especialistas em várias áreas da Odontologia, onde a missão é aliar o conhecimento, experiência, ética e alta tecnologia em benefícios aos nossos clientes. Entendemos que todo tratamento apresenta necessidades básicas como manutenção da saúde, função mastigatória e estética do sorriso em harmonização com a face, o que eleva a autoestima e melhora a qualidade de vida, buscando desta forma encantar cada paciente.

Agende uma avaliação