Odontopediatria

Área da odontologia responsável pelo atendimento de bebês, crianças e adolescentes.

Tipos de tratamento

  • Prevenção de cáries e problemas oclusais (mordidas cruzadas e abertas).
  • Tratamento de cáries e até tratamentos de canal em dentição decídua(dentes de leite).
  • Diagnosticar e encaminhar para tratamento de problemas precoces de mordida.
  • Acompanhar o desenvolvimento da dentição decídua (de leite), mista (período de troca dos dentes) até a permanente.

Vantagens

A principal vantagem de iniciar acompanhamento odontológico precoce é diminuir as chances de problemas como cáries precoces e maloclusões (dentes tortos).

Quem pode fazer?

As primeiras consultas podem ser realizadas inclusive para as gestantes, afim de orientá-las sobre os primeiros cuidados. As crianças devem passar pelas primeiras consultas quando os primeiros dentes irromperem (nascerem) que deve acontecer entre o sexto mês e o primeiro ano de vida.

Como mencionado acima o primeiro contato deve ser por volta dos 6 meses a 1 ano de vida quando nascerem os primeiros dentes. Serão consultas rápidas com intuito de orientar pais e aos poucos ambientar a criança.

O ideal é que as consultas comecem cedo para que a criança se acostume com o ambiente do consultório e com o profissional, porém quando a criança já vme amedrontada (por atendimentos anteriores, experiências ruins dela própria ou de familiares) algumas técnicas de adaptação (consultas lúdicas e mais rápidas) e paciência (dos pais e profissional) podem ajudar. Se mesmo assim o “medo”permanecer, outros recursos como sedação por óxido nitroso ou até consultas com anestesia em ambiente hospitalar podem ser necessárias, apenas um profissional habilitado vai orientar sobre as reais necessidades de cada paciente.

Sim, os dentes de leite possuem uma estrutura bem semelhante aos dentes permanentes e podem sofrer com cáries e se estas forem extensas podem sim atingir a polpa (nervo) causando dores e inflamações, levando a necessidade inclusive de tratamento de canais nesses dentes. O não tratamento dessas cáries podem inclusive trazer consequências para os dentes permanentes.